quarta-feira, 6 de junho de 2012

O que é o Consenso Incomum?


Um consenso, pelas definições mais atuais que podem existir (wikipedia), é quando duas ou mais pessoas chegam a um ponto comum de decisão dentro de uma negociação, discussão, conversa, bate papo, briga ou derivados. Algo “incomum”, também segundo as teorias da internet, é algo fora do comum; que não é comum. Definições óbvias. Porém, há uma que chama mais a atenção. Incomum é algo “extraordinário”. Desse “ponto comum extraordinário” surgiu o grupo de alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp que teve a ideia de realizar projetos de empreendedorismo social que unissem a comunidade carente de Limeira e a comunidade acadêmica da Unicamp.

O Consenso Incomum hoje é um grupo de 7 pessoas que de modos diferentes queriam encontrar um caminho pra chegar mais perto de “ser a mudança que você quer ser no mundo” e que se desconheciam. As primeiras discussões sobre criar um projeto de impacto social em Limeira surgiram no evento realizado pelo ITA, o REUNES (Reunião Universitária de Empreendedorismo Social). Dentre muitas pessoas ligadas a temática, uma colocou mais brilho nos olhos, a palestra do Oasis, onde a proposta são ações pequenas, que em cadeia, mudam o mundo.  A partir dai, surgiu uma pequena ideia, e com algumas reuniões, surgiu uma grande: O Consenso Incomum, um movimento para bolar projetos de impacto social, que não está completo, e está aberto a quem tiver um “tiquinho” de vontade de fazer coisas incomuns e nos ajudar nessa evolução constante.

O Consenso Incomum pretende se tornar um projeto contínuo, sem fim, concreto, que envolva toda comunidade. E esse caminho já está sendo trilhada: 2013 é seu segundo ano de existência, e o grupo já incorporou novos sonhadores. O Consenso Incomum está ai para te mostrar que mudar o mundo pode ser uma forma de trabalho sustentável, para te ajudar a entender o que são ações sociais de impacto, que impactar não precisa ser complicado, mas permanente, e que não é tão difícil assim depois que você der o primeiro passo com a gente, mas acima de tudo esse projeto quer criar um relacionamento forte e permanente com a comunidade do Morro Azul, o bairro onde a faculdade se situa, para trazer projetos onde todos – o bairro e a comunidade -  trabalhem e aprendam juntos como melhorar o meio em que vivemos.

Mudar o mundo, ajudar os outros, fazer um pedacinho de alguma coisa que não seja nada, ser feliz, sorrir, se realizar, plantar sementes, impactar a sociedade, ver o mundo pelos olhos de outras pessoas mais diferentes do que você imagina, aprender sobre negócios sociais, empreendedorismo social, participar de um grupo que junte dois mundos em prol de algo melhor, transformar vidas, transformar a sua vida. Seja qual for sua motivação, convidamos você para nos ajudar: acompanhe o blog, siga-nos no facebook (aqui) , no twitter (aqui), ou participe dos projetos que surgirem. Fique de olho.

Um agradecimento especial ao professor incomum Sandro Tonso, um dos alunos responsável pelo Colmeia, Claudinho, e ao fundamental apoio do Diretório Acadêmico da FCA a essa grande ideia, nascida de ponto incomum extraordinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons