quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como você tem tudo a ver com reciclagem


Hoje o Consenso traz para você um tema bem batido, isso mesmo, aqueles temas que você já ouviu falar incansavelmente: reciclagem de lixo. 
E essa é a hora que eu peço que você gaste 5 minutos do seu dia lendo até a última linha. Quem sabe você não experimenta algo novo.

Primeiramente, o que é reciclagem? Sendo simples, “reciclagem significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo”, significa ser sustentável num mundo onde os recursos são escassos. E está ai um dos motivos pelos quais você deve prestar atenção nesse tópico. Reciclar significa usar menos recursos do meio ambiente, significa desmatar menos uma Amazônia e preservar a diversidade, por exemplo, significa que o lixo não será jogado em aterros mal feitos e poluirá o solo, nem no mar ou em rios, e que então você terá mais água limpa no futuro. Você sabia que a maior parte do O2do nosso meio vem de algas marinhas? E que grande parte do nosso lixo é jogada nesses oceanos. Reciclar significa preservar o ar, o seu ar.

No Brasil, 13% do lixo gerado na cidade é reciclado. Somente 18% dos municípios realiza coleta seletiva. A reciclagem de lixo tem se tornado uma fonte de renda para muitos brasileiros, e até de lucro. Em cidades da região sudeste uma tonelada de PET pode chegar a R$1400,00. É pouco se pensarmos em quantas garrafas são necessárias para atingir esse peso, porém a realidade se transforma quando pensamos em quantas garrafas PET o Brasil consome: são 522 mil toneladas. Você, e nós do Consenso Incomum, consomimos em média 3 kg de PET por ano. Assustador, não?

Mas e então? O que fazer?

Está na hora de pensar grande, mesmo que seja para ações pequenas...

O Consenso Incomum fica em Limeira, cidade do interior de São Paulo que apesar de ter coleta seletiva, não consegue abranger toda a cidade, nem é de conhecimento da maioria da população. A própria Unicamp não tem acesso a essa solução ainda. O CI está então tentando pensar grande, mesmo que seja para ações pequenas, montando um projeto que possa levar essas cooperativas a comunidade da FCA, e que trabalhe também o hábito da reciclagem e conscientização nos alunos faculdade. Podemos estar fazendo pouco, mas encaramos que o descarte inadequado de lixo é um problema seu, é um problema nosso. 

Convidamos você para nos ajudar a buscar soluções. Convidamos você a mudar o mundo, de pequeno para grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons