terça-feira, 10 de setembro de 2013

3º Sorteio Um Consenso Incomum

O Um Consenso Incomum acredita no poder transformador da leitura. Acredita que os livros e a leitura são fundamentais na formação de uma mente consciente. Por isso, estamos lançando o 3º Sorteio Um Consenso Incomum, cujos prêmios são livros que vão mudar sua forma de pensar.



Quer ganhar 3 livros sobre sociedade, educação, meio ambiente, sistema econômico e história? É fácil! Siga os passos:

  1. Curta a página do Um Consenso Incomum.
  2. Compartilhe a imagem oficial do sorteio COM ABRANGÊNCIA PÚBLICA (para que possamos visualizar seu compartilhamento). No campo de texto do compartilhamento, escreva a frase: “Eu quero ganhar 3 livros do Um Consenso Incomum!”.
  3. Aguarde até o dia do anúncio dos ganhadores, dia 30 de setembro! Postaremos o resultado em nossa página do Facebook.

      Prêmios

Serão dois sorteados. O primeiro e o segundo sorteados ganharão 3 livros cada!
  • O primeiro sorteado ganha os livros:
    • O que é o ocidente?, do escritor Philippe Nemo;.
    • Dinâmicas demográficas e ambiente, dos organizadores Álvaro de Oliveira D'Antona e Roberto Luiz do Carmo;
    • Conversas Entrelinhas, da escritora Mércia Falcini.

  • O segundo sorteado ganha os livros:
    • O antigo regime e a revolução, do escritor Alexis de Tocqueville;
    • População e mudança climática - dimensões humanas das mudanças ambientais globais, dos escritores Eduardo Marandola Jr. e Daniel Joseph Hogan;
    • Conversas Entrelinhas, da escritora Mércia Falcini.


Ao final desse texto você pode conferir as fotos de cada livro em separado e suas sinopses.


Regulamento
Detalhes importantes do sorteio:
- Criaremos uma planilha com os nomes das pessoas que compartilharam a imagem e, portanto, estão participando do sorteio. Cada nome será vinculado a um número. Dois números serão sorteados aleatoriamente, e os dois nomes associados serão os vencedores. O primeiro sorteado ganhará o primeiro; o segundo sorteado ganhará o segundo prêmio. Filmaremos o sorteio para que não reste dúvidas.
- Compartilhar mais de uma vez não acarreta em mais chances de ganhar. Nomes que aparecem mais de uma vez na planilha serão considerados apenas uma vez.
- Páginas que façam o compartilhamento não serão adicionadas à planilha. Somente pessoas reais serão sorteadas. Nada impede que páginas compartilhem, porém.
Menores de idade que não podem fazer compartilhamentos com abrangência pública devem mandar um inbox para nós nos informando sobre o compartilhamento. Deve-se, porém, fazer o compartilhamento da mesma forma, e pedimos um print do compartilhamento em seu mural para confirmação.
- O Um Consenso Incomum trabalha voluntariamente e com uma política de custo zero, de forma que não geramos receita alguma. Assim, os ganhadores se comprometem a arcar com o custo do transporte do prêmio: se for necessário enviar por correio, enviaremos mediante reembolso.
- Caso o ganhador se recuse a receber o prêmio devido ao custo do correio, faremos um novo sorteio com as mesmas pessoas que já estavam participando. Compartilhamentos após a data limite do sorteio não serão considerados.
Os ganhadores se comprometem a tirar foto com o prêmio e com a equipe do Um Consenso Incomum. Se os ganhadores forem de longe, devem nos enviar uma foto com os livros para ser postada na página do Um Consenso Incomum.

Como já informado, o Um Consenso Incomum trabalha com política de custo zero, e todos os livros para esse sorteio foram doações. Agradecemos imensamente aos doadores, organizadores e/ou escritores dos mesmos: Mércia Falcini, Prof. Álvaro D’Antona, Prof. Eduardo Marandola Jr e Prof. Mauro Cardoso Simões. 


Os livros - Sinopses

O que é o ocidente?


Sinopse: Para responder à pergunta O que é o Ocidente? Philippe Nemo analisa a construção histórica de valores e instituições formadores da civilização ocidental que, segundo o autor, pode ser definida "pelo Estado de direito, pela democracia, pela liberdade intelectual, pela racionalidade crítica, pela ciência e por uma economia baseada na propriedade privada".

A partir de uma morfogênese cultural do Ocidente - a invenção da Cidade grega, a invenção da propriedade privada por Roma, a revolução ética e escatológica da Bíblia, a Revolução Papal e a promoção da democracia liberal -, Philippe Nemo apresenta uma abordagem polêmica do panorama ocidental e suas transformações ao longo da história. Fonte de reflexão de questões emergentes como multiculturalismo e multietnia, esta obra oferece material de discussão sobre uma visão do Ocidente no mundo contemporâneo.

Dinâmicas demográficas e ambiente


Sinopse: O livro traz onze artigos de integrantes da linha de pesquisa População e Ambiente, vinculada ao Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (Nepo/Unicamp). Combinando reflexões teóricas com estudos de caso em distintas escalas e incorporando amplo referencial analítico, os textos refletem as discussões do grupo em torno dos seguintes temas: Urbanização e dinâmica demográfica; Distribuição populacional e ambiente na Amazônia; Risco, vulnerabilidade e lugar; População e mudanças climáticas.

A atualidade das questões abordadas e o tratamento teórico-metodológico aplicado às questões expressam a amplitude das discussões realizadas no âmbito dessa linha de pesquisa que existe desde 1983 e que, liderada até 2010 pelo Prof. Dr. Daniel Joseph Hogan, veio a se constituir uma importante referência no campo dos estudos das relações recíprocas entre componentes da dinâmica demográfica e o ambiente.

População e mudança climática - dimensões humanas das mudanças ambientais globais


Sinopse: O mundo sustentável, resiliente e adaptado à mudança climática não será um mundo menos alegre, menos democrático ou com menos oportunidades de auto-realização. Mas será  diferente. É preciso abrir mão do individualismo absoluto, cultivando o planejamento, aceitando os limites à ação humana e buscando satisfação em valores menos materialistas, para que o desafio da mudança climática tenha reposta.

O antigo regime e a revolução


Sinopse: "Este livro não é uma história da Revolução Francesa; é um estudo sobre essa Revolução. Os franceses fizeram em 1789 o maior esforço que um povo já empreendeu, a fim de, por assim dizer, cortar em dois seu destino (...). Eu sempre pensara que eles haviam obtido menos sucesso nesse singular empreendimento do que havia acreditado no exterior e do que eles mesmos acreditaram inicialmente, (...) De tal forma que, para bem compreender tanto a Revolução como sua obra, era preciso esquecer por um momento a França que vemos hoje e ir interrogar em seu túmulo a França que não existe mais. Foi o que eu procurei fazer aqui." Alexis de Tocqueville

Conversas Entrelinhas


Sinopse: Neste conjunto de crônicas, Mércia Falcini nos presenteia com suas reflexões, que nos remetem a uma ponderação sobre o significado, dimensões e estágios da experiência humana. Podemos passear por circunstâncias importantes e desdobrar entendimentos sobre a infância, a velhice, o trabalho, o lazer, a família, a escola, dentre outros, e seus processos, tudo isso tendo como eixo a aprendizagem, a educação e o desenvolvimento.

O livro nos conduz a uma deliciosa viagem conceitual e nos leva a pensar sobre experiências e situações interessantes e significativas pelas quais todos passamos. Sua leitura é uma caminhada por desafios do cotidiano humano iluminada pela sensibilidade da autora, por seu espírito crítico e inquisitivo e também pela leveza de seu humor.

Estes escritos remetem-nos ainda a compreender o significado da vida e de suas experiências específicas, a identificar a necessidade de equilibrar nossa perspectiva valoritiva sobre os eventos, perspectiva esta que muitas vezes nos impele a depositar valor exagerado em pequeninas coisas ou a distorcer o significado de outras.

O livro foi escrito mediante metodologia reflexiva conduzente à construção de significados, na busca de elementos mais essenciais, sem desqualificar os secundários; aponta caminhos mais promissores e alerta para os riscos da adoção de posturas radicais, rotuladoras e fechadas em si mesmas que, além de contribuírem para a atração do sofrimento e da limitação do desenvolvimento, os impinge a outras pessoas.
(por Heloisa Lück)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons